segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Parque da Festa da Uva, Caxias do Sul

Caxias do Sul é a segunda maior cidade do Rio Grande do Sul, e a mais importante da serra gaúcha, economicamente. Possui cerca de meio milhão de habitantes, e tem vários lugares legais a serem explorados.


Neste ano e meio que morando aqui em Caxias do Sul já pudemos escolher alguns locais favoritos. Um dos que mais gostamos de frequentar é  Parque da Festa da Uva, também chamado por aqui de Pavilhões da Festa da Uva. Na verdade o nome oficial é Parque Mario Bernardino Ramos, mas ninguém o chama assim.

O Parque da Festa da Uva está localizado em uma região elevada da cidade e conta com mais de 360 mil metros quadrados, com grande variedade de atrativos. Dentre eles, os que mais gostamos e que normalmente mais chama a atenção de moradores e turistas:

1. Réplica de Caxias do Sul de 1885
Réplica de Caxias do Sul de 1885: Igreja e coreto. Parque da Festa da Uva

Logo na entrada do parque está retratada uma réplica, em tamanho natural, de como era o município de Caxias do Sul no ano de 1885. Representada pelas casas em madeira, exemplifica parte da área central da cidade. A construção foi parte das comemorações do centenário da cidade.

Há cerca de 20 casas construídas no Parque, além da réplica da Igreja daquela época e do coreto, que dão um ar de muito charme ao local. Durante a Festa da Uva as construções transformam-se em cenário do espetáculo de Luz e Som, que conta a imigração italiana em Caxias do Sul. Pode-se passear por entre as casas, que abrigam algumas lojas, bares e museus. Também há uma arquibancada, com visão panorâmica da réplica.


2. Área verde e parreirais
Parque da Festa da Uva: os parreirais
O Parque da Festa da Uva, em sua extensão, possui grandes áreas de gramado, que são muito bem aproveitadas pelos moradores da cidade. É bastante comum que aos finais de tarde, ou fins de semana, os gramados estejam cheios de pessoas. Os caxienses procuram o parque da Festa da Uva para passear com as crianças e cachorros, para sentar em rodas de chimarrão, ou simplesmente para jogar conversa fora. Emoldurando os gramados, há uma série de parreirais, que geram grandes cachos de uvas, tornando o cenário ainda mais bonito.

3. Mirante e Monumento Jesus Cristo do Terceiro Milênio
Pavilhões da Festa da Uva - Vista do Mirante
Bem ao fundo do Parque da Festa da Uva, aproveitando a excelente localização, foi construído um mirante, de onde pode-se observar grande parte de Caxias do Sul. O cenário é belíssimo! Há visão de diversos ângulos, de onde conseguimos ver o tamanho da cidade, a quantidade de prédios e de torres de igrejas construídas por este povo que é muito religioso. Por falar em religiosidade, neste ponto emerge do chão o monumento Jesus Cristo do Terceiro Milênio, cuja temática é a cabeça de Jesus Cristo observando e rogando pelos cidadãos de Caxias do Sul

4. Espaço de eventos e outros usos
Os Pavilhões da Festa da Uva
Algo que não pode se deixar de ser notado, pela sua grandiosidade, são os espaços destinados a eventos e que dão o nome mais usual ao local: os Pavilhões da Festa da Uva. Os locais cobertos do parque estão dispostos em vários setores, sendo do mais simples (apenas telhado) aos mais requintados (com divisórias, mezaninos). Durante o ano o parque recebe diversos e variados usos, como para exposição de veículos, feiras de imóvel, formaturas, shows... enfim, é um parque multiuso. Os pavilhões, quando estão desocupados, normalmente são utilizados por crianças que se divertem andando de patins, ou bicicleta.
Parque da Festa da Uva: Monumento Jesus Cristo do Terceiro Milênio

Outros atrativos que encontram-se no Parque são:

Memorial Zambelli - espécie de museu de arte sacra, que fica no subsolo do mirante

Escadaria Via Sacra - que percorre a área de estacionamento até o mirante, com as estações de Cristo

Restaurante Tulipa - que abre diariamente

Além de tudo isso, e como vocês já devem ter deduzido, é neste parque que ocorre um dos maiores festivais de cultura italiana do Brasil: a Festa da Uva. Este festival vem sendo moldado com o tempo, tendo sido uma sequência dos primeiros festejos ocorridos no ano de 1891. Nos moldes atuais pode-se dizer que a Festa da Uva vem ocorrendo desde 1933. Normalmente um evento bianual, a última edição ocorreu em 2016 e há previsão de nova Festa em 2018. Algumas curiosidades sobre a Festa da Uva é que daqui (não do Parque, mas alusivo a ele) partiram as primeiras imagens coloridas da televisão brasileira, conforme o vídeo abaixo, da RBS TV:

Além disso, daqui foi transmitido uma eletrificação ao vivo!!:


Tirando as brincadeiras, o Parque da Festa da Uva merce ser visitado, seja durante a Festa ou em qualquer estação do ano!

Pensando em vir para a serra gaúcha? Temos muitas opções de hotel:
Booking.com

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Visitei a serra gaúcha no natal de 2014, e que experiência maravilhosa! Foi uma das melhores experiências gastronômicas que já tive. Eu e minha família pretendemos viajar novamente com certeza. Gostei muito da postagem.

    ResponderExcluir
  2. as festas do Sul são lendárias e com certeza cada brasileiro deveria conhecer mais do país, independente de onde tenha nascido, essa festa deve ser incrível!

    ResponderExcluir
  3. Incrível como a diáspora italiana moldou a paisagem e os costumes da região. Essa festa parece imperdível mas o parque deve ser agradável em qualquer altura do ano. Um dia gostava de participar numa roda de chimarrão!
    Abraço desde Portugal

    ResponderExcluir
  4. Nunca visitei a Serra Gaúcha, mas está na minha listinha para esse ano. Tomara que eu consiga ir e conhecer essa festa também. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Muito bonito este parque da uva. Gostei muito das fotos e da descrição do espaço. Bom ano de 2018 cheio de saude e viagens!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Que interessante terem preservado a memória e construído uma cidade 'antiga'! Tenho muita vontade de voltar ao RS e explorar mais esta região.

    ResponderExcluir
  8. Tenho até vergonha de dizer que não conheço quase nada do sul do Brasil. Adoro as dicas do blog e Caxias do Sul está cada vez mais na minha lista de prioridades :) Confesso que não tinha ideia de que ela era a segunda maior cidade do Rio Grande so Sul e muito menos que era a mais importante economicamente. Muito legal!

    ResponderExcluir
  9. Adorei esse parque da uva! Lugar lindo e repleto de atrações bacanas. Já quero conhecer!

    ResponderExcluir
  10. Tenho vontede de conhecer o RS, nunca fui. Em época de festa da uva imagino que seja mais legal ainda, interessante a réplica da cidade do século 19.!

    ResponderExcluir