quarta-feira, 9 de novembro de 2016

As Casas-Cubo em Rotterdam


Rotterdam é a segunda maior cidade da Holanda, com cerca de 620 mil habitantes. Em Rotterdam está localizado o maior porto marítimo do continente europeu e, até por isso, a cidade foi duramente atacada durante a Segunda Guerra Mundial, período em que a cidade foi totalmente desfigurada. Passado o pesadelo, a reconstrução da cidade não manteve-se apenas na arquitetura tradicional e criou prédios que chegam a ser inusitados. Um dos maiores exemplos disso são as Casas-Cubo de Rotterdam.

Localização


Este símbolo da cidade de Rotterdam está localizado na Overblaak 70, 3011, bem perto da estação de trens e ônibus Blaak e do Markthal, mercado público da cidade, que é outro ícone arquitetônico do país. Por estar perto da estação, é muito fácil chegar até lá usando o transporte público saindo de qualquer local da cidade.

As Casas-Cubo

As casas-cubo foram projetadas pelo arquiteto Piet Blom e inauguradas em 1984. Desde esta data, este ícone arquitetônico tornou-se um dos principais símbolos de Rotterdam. Seu projetista inclinou uma casa normal em um ângulo de 45 graus e imaginou que a soma das mais de 80 casas se transformaria na representação de um bosque, no centro da cidade. Mesmo que na minha visão esta expectativa não tenha dado muito certo, elas chamam muito mais atenção do que qualquer parque do local!

Por incrível que pareça, estes prédios têm, sim, a funcionalidade de casas, como qualquer outra. A grande maioria delas é ocupada por gente normal, que se adapta a este espaço diferenciado, nos três andares de cada uma delas. Para quem deseja conhecer o interior, uma delas tornou-se um museu, dando a ideia de como pode ser montado este lar. O ingresso custa menos de 5 euros!

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Gente, sou fascinada por essa cidade! Ainda não tive oportunidade de conhecer. Depois desse post fiquei com mais vontade! hahaha.. Incrível como mesmo depois da Segunda Guerra Mundial ela se reergueu. Obrigada por compartilhar essas dicas!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que chique :) impressionante o formato das casas, nunca vi parecido.

    ResponderExcluir
  3. Que legal, só conheço a cidade por ser uma das cidades mais fortes dentro do Estilo Psychobilly! :)

    ResponderExcluir
  4. Caramba, é cada coisa que existe e eu não fazia ideia! Muito interessante! Fiquei curiosa para saber como são as casas por dentro também.

    ResponderExcluir
  5. Que interessante, já tinha visto fotos mas achava que não moravam pessoas nessas casas. Adorei saber que tem gente que mora nelas rs.

    ResponderExcluir
  6. Quando estive na Holanda apenas visitei Amesterdão. Foi a minha cidade de partida para conhecer outros países. Depois disso já me falaram muito bem de Roterdão mas nunca destas casas. Obrigada pela partilha.

    ResponderExcluir
  7. Passei por Rotterdam e achei tudo muito divertido e interessante, realmente é uma cidade que vale a pena ser visitada! Deve ser muito diferente morar em uma casa assim!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, amei! Está nos meus planos uma viagem para Holanda em breve e colocarei Rotterdam na minha lista. Essas Casas-Cubo devem ser fascinantes. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  9. Muito legal hein, mas realmente fica difícil enxergar um bosque. Ainda não tive a oportunidade de conhecer Rotterdam, mas a Holanda é realmente surpreendente.

    ResponderExcluir