segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Biblioteca Pública de Amsterdam

Biblioteca Pública de Amsterdam, por novocaroneiro.com

Amsterdam é uma cidade efervescente. Local em que a juventude européia se junta para curtir, beber, ir para a balada, fumar uns becks e tomar cerveja de qualidade. Mas muito mais que isso, Amsterdam exala cultura por seus canais, que unem a cultura holandesa e européia. E um dos locais que mostram todas as facetas da Holanda é a Openbare Bibliotheek Amsterdam, ou Biblioteca Pública de Amsterdam.

Localização
A Biblioteca Pública de Amsterdam está localizada na mesma região que a Centraal Station, de onde partem grande número de trens, trams (bondes) e ônibus urbanos e interurbanos. A beira de um dos canais (como quase tudo na cidade), é bem fácil de achar o prédio, que possui uma arquitetura única e um grande letreiro.

Ingressos e horários

A entrada é livre tanto para moradores quanto para turistas. Também é possível consultar todo o acervo, sem custo e até acessar a rede wifi, após um cadastro.

A Biblioteca fica aberta entre 10h e 22h, diariamente.

Biblioteca Pública de Amsterdam, por novocaroneiro.com

Muito mais que livros, a Biblioteca Pública de Amsterdam oferece a oportunidade de uma visita inclusiva ao mundo da cultura. Unindo uma arquitetura externa que foi pensada visando agregar o centro urbano e dar melhores condições de conforto e luminosidade a um interior repleto de modernidade, este local precisa ser visitado. Sentimos muito o contraste desta biblioteca com a maioria das que temos no Brasil, e a diferença é gritante. Talvez possamos até traçar um paralelo entre a valorização cultural de lá e de cá. Mas esse não é o objetivo deste texto, então, voltemos ao turismo.
Biblioteca Pública de Amsterdam, por novocaroneiro.com

Após entrar na Biblioteca, temos visões surpreendentes. A decoração é montada em células de prateleiras por assunto, que parecem complementar um corpo ainda maior. Há alguns locais específicos para a leitura, com poltronas, sofás e uma espécie de bolha em que pode-se isolar de todo o ambiente da principal metrópole do país para se concentrar nos estudos. Além de disponibilizar livros, a Biblioteca Pública de Amsterdam possui um acervo com milhares de revistas, jornais, CDs Roms e DVDs que podem ser consultados gratuitamente no local, ou alugados, pagando-se uma taxa anual.

Os vários andares da Biblioteca são interligados através de escadas rolantes ou elevadores, sendo acessíveis para deficientes físicos. Ao subir-se, é possível desfrutar de belíssimas vistas em uma janela panorâmica (no inverno) ou em um terraço (estações quentes). Lá de cima é possível observar a cidade, os canais, o restaurante chinês flutuante... enfim, um lugar ideal para tirar fotografias das paisagens de Amsterdam.

Para saber mais

Ducs Amsterdam
Vituvius
TripAdvisor

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Muito legal. Vi o prédio por fora algumas vezes, mas nunca tive a curiosidade de entrar. Lendo esse post e vendo as fotos já me arrependi e coloquei na lista para uma próxima visita. :-)

    ResponderExcluir
  2. Já estive duas vezes em Amsterdam e não fui a biblioteca ... Vejo lindas fotos dai, sei que é um ótimo lugar para fotografar Amsterdam... Vou tentar ir na próxima vez.

    ResponderExcluir