quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Da vida real para livros e filmes: Amsterdam

Ah, Amsterdam! Dos canais, das bicicletas, dos bondes. Capital cultural. Cidade cheia de novas tendências! Linda, limpa e cheia de vida! Amsterdam, com tantos predicados, inspira até hoje meus dias. Mesmo vários meses depois de ter estado nesta cidade, ainda lembro claramente de tudo que vivi por ali, em tão poucos dias. Mas felizmente esta experiência acaba se renovando, a cada vez que leio um livro, ou vejo um filme com cenas que se passam nesta cidade. Amsterdam e sua história, ou suas belezas, está gravada em obras que passaram a me acompanhar depois de conhecê-la pessoalmente.


Gostei tanto da cidade que tudo o que fale nela passou a chamar minha atenção. Sites, estatísticas, personalidades holandesas, Heineken, futebol... tudo que venha da Holanda me chama a atenção. E o mesmo ocorre com dois temas importantes: literatura e cinema.

Não por acaso após nossa passagem por lá, comecei a ler alguns livros que contam histórias passadas na cidade. Eu, que conheci a Casa de Anne Frank sabendo apenas o resumo da história, contada pela Lis, tive a obrigação de conhecer a fundo todo o terror passado pelos judeus durante o holocausto e, em especial, pela família Frank. A leitura do Diário de Anne Frank tornou-se obrigatória na chegada ao Brasil. E a missão foi cumprida pouco tempo após o desembarque.

É engraçado como alguns fatos passam a nos perseguir quando gostamos muito de algo, ou de algum lugar. Depois da viagem, não consigo contar quantas vezes assisti ao filme A Culpa é das Estrelas. Parece que esse filme sempre está passando em algum canal e, como mostra muitos lugares de Amsterdam por onde estivemos, acaba prendendo minha atenção. E é muito bom ficar de olho na tela lembrando que estivemos nessa rua, ou que passamos por este outro local, ou que nosso hotel ficava na quadra seguinte de onde esta cena foi gravada.
Cena do filme "A Culpa é das Estrelas". Divulgação.

Amsterdam reúne em um espaço geográfico pequeno muita informação, muita cultura e costumes diferentes que fica difícil se desvencilhar de lá, de não querer repetir o tempo passado por lá. Graças aos livros, filmes, documentários, a experiência é enriquecida mesmo a distância.

Para mais informações sobre Anne Frank e sua história, clique aqui.

Para mais informações, ou para assistir ao filme A Culpa é das Estrelas, clique aqui.

Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Literatura e filmes são uma excelente maneira de viajar tanto antes como depois de uma viagem cujo enredo se passa num lugar que voce conheceu ou vai conhecer. Não consigo pensar em nenhum outro filme rodado em Amsterdã, mas o a Culpa é das estrelas é lindo!!

    ResponderExcluir
  2. Amesterdão é fantástico! Têm tanto para descobrir! Uma cidade encantadora. Obrigado pela partilha

    ResponderExcluir
  3. Amsterdam é linda demais!!! Passear ao redor de seus canais é muito charmoso... Não tem como não se apaixonar pela cidade... Não vejo a hora de voltar!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro visitar lugares baseados no que vi nos livros e nos filmes. Parabéns pela matéria, Amsterdam é muito demais! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Amo Amsterdam ! Morei na Holanda um ano e é uma cidade que me emociona, de verdade. Lembro de cada cantinho da casa de Anne Frank e o impacto de estar ali. Outro livro muito bom é a Moça do Brinco de Pérola ( tb tem um filme baseado no livro), mas ele é mais focado da cidade de Delft.

    ResponderExcluir
  6. É mesmo uma cidade encantadora, foi um dos lugares que mais gostei de viajar na minha trip pela Europa e visitar o museu da Anne Frank foi o ponto alto da minha viagem! Abraços

    ResponderExcluir
  7. Já estive duas vezes em Amsterdã e não vejo a hora de voltar. Acho que não enjoaria nunca dessa cidade encantadora, que lugar delicioso! E minha visita ao museu da Anne Frank foi inesquecível, tinha lido o livro poucos meses antes...

    ResponderExcluir
  8. amsterdam eh uma das cidades que mais quero conehcer na europa, parece muito cheia de vida e lugares incriveis para visitar. vou assistir a culpa eh das estrelas, nao sabia q se passava nessa cidade linda!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o post. Amsterdam, assim como toda a Europa tem muita história, e ainda soma-se a esta cidade toda sua diversidade cultural. Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Uma das minhas cidades favoritas na Europa, sem dúvidas. Doze Homens e Outro Segredo também foi gravado em Amsterdã e é outro filmão!

    ResponderExcluir
  11. Esse seu post é um hino de amor a Amsterdam. Eu fui lá uma vez rapidinho.. Preciso voltar urgente

    ResponderExcluir