quarta-feira, 20 de abril de 2016

A pequena e bela Itá, SC

A cidade de Itá, no oeste catarinense, reúne muitas das principais qualidades possíveis em uma cidade do interior. Ela é muito limpa, tranquila, agradável e muito bonita. Além disso, tem uma história pelo menos diferente: a cidade original foi inundada para a construção de uma usina hidrelétrica e o atual município foi reconstruído ao lado da antiga cidade. Para completar, Itá possui algumas atrações turísticas e até um resort!

Itá, SC, por novocaroneiro.com

Como acabei de citar, a antiga Itá foi completamente inundada para que fosse originado o lago da Usina Hidrelétrica de Itá (que na verdade fica em Aratiba-RS, mas isso é só detalhe). Da cidade antiga, apenas um ponto permanece visível: as torres da antiga igreja. E este é um dos pontos mais conhecidos da cidade. Fica localizada próxima a uma área verde, e é frequentada por famílias que reúnem-se em almoços ou piqueniques. Durante a noite as torres são iluminadas, propiciando um lindo espetáculo.
Itá, SC, por novocaroneiro.com

Também no lago da Usina, muitas pessoas reúnem-se para a prática de esportes, como jet-ski, canoagem e passeios de lancha. Em alguns outros pontos há pescadores tentanto a sorte ou, pelo menos, ganhando novas histórias para contar. Também aproveitando o lago da Usina, foi montada uma área de praia, com uma faixa de areia, banheiros, bares e, durante o verão, estruturado com salva-vidas e banana-boat. A prainha atrai pessoas de toda a região, por sua beleza e estrutura (lembrando que a cidade fica a cerca de 500km de Florianópolis, e bem longe do litoral).

Há alguns quilômetros dali, há mirantes para observar-se a Usina. Com sorte, após alguns dias de chuva, é possível ver o lindo espetáculo produzido com a saída da água excedente através das compotas. Mesmo sendo bem menor que a gigantesca Itaipu, a nuvem de gotículas que se forma é muito bonita. alem disso, nestes mirantes tem-se a real dimensão da obra.

O centro da idade também é um encanto. A cidade é muito bem cuidada e calma; Muito segura e em algumas vezes que passamos por lá, havia decorações que a deixavam um charme. Havia bancos decorados com tecido, pequenas gaiolas decoradas com flores... até parecia cenários de casamento! Na praça central há, também, o símbolo da cidade. Um monumento formado por duas estacas de madeira que seguram uma pedra, simbolizando o início das obras da nova cidade. Monumento bem diferente! Réplicas podem ser adquiridas em uma lojinha ali perto.

Próximo ao centro há um pouco de aventura em Itá! Uma tirolesa que parte do ponto alto da cidade até a parte baixa, próximo a área das piscinas. Uma descida alucinante liga as duas partes da cidade. A tirolesa possui equipe treinada e equipamentos muito seguros. Até minha mãe de quase 70 anos se animou a descer, e curtiu muito a linda vista lá de cima! A subida de retorno é feito em vans da empresa que faz o passeio.

Falei de piscinas ali em cima. E esse é o grande atrativo da cidade da cidade. Itá conta com parques aquáticos compostos de piscinas, bares, tobogãs e belos cenários, onde famílias de toda a região vão desfrutar dos dias quentes de verão. Além dos balneários públicos, há bela visão das piscinas do Itá Thermas Resort e Spa ao passar pela rodovia. Este resort, que parece um oásis na região, é um dos melhores hotéis do interior catarinense e conta com muitas atrações e opções de hospitalidade. Geralmente no início da temporada e datas especiais (como Natal), promove shows e espetáculos pirotécnicos.
Foto: Divulgação. www.itathermas.com

Além de todas as atrações citadas, na cidade de Itá é possível realizar trilhas, conhecer a história da cidade através da arquitetura local, passear pelo museu do rádio ou pelas propriedades do interior. Muitas atrações nesta pacata cidade do oeste de Santa Catarina.

Serviço

Localização: Itá localiza-se no oeste catarinense, na divisa com o Rio Grande do Sul. Cidades maiores em seu entorno são Concórdia e Chapecó
População: cerca de 6.500 habitantes
Como chegar: utilizando-se a BR-283 e SC-154, tanto de Chapecó (aeroporto), como de Concórdia
Site oficial do setor de turismo: http://www.turismoita.com.br/

Confira o álbum de fotos de Itá:

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário