sexta-feira, 4 de março de 2016

Vinícolas em Pinto Bandeira, RS

Pinto Bandeira, por novocaroneiro.com

Pinto Bandeira é outro pequeno município da serra gaúcha que destaca-se na produção vinícola. Apesar de não fazer oficialmente parte do Vale dos Vinhedos, inserimos ela neste roteiro em decorrência de sua cultura e receptividade de suas vinícolas. Além disso, Pinto Bandeira, foi distrito de Bento Gonçalves, tornando-se município no ano de 2013 e, atualmente, possui uma população de cerca de 3.500 habitantes. Assim como os outros municípios da região, a cultura italiana aflora entre seus moradores. E a uva e o vinho fazem parte de praticamente todas as celebrações.
Pinto Bandeira, por novocaroneiro.com
A economia deste pequeno município também deve muito ao vinho. Além de ser a sede de diversas vinícolas - algumas com prêmios nacionais e internacionais, Pinto Bandeira possui um roteiro turístico, a Rota da Uva e Vinho, que mostra a saga dos imigrantes italianos até a atualidade de seus descendentes, através da visita a casarões antigos e, claro, vinícolas e restaurantes típicos.
Pinto Bandeira, por novocaroneiro.com

As vinícolas de Pinto Bandeira não são muito grandes, mas tem uma excelente receptividade. Assim como ocorre em Bento Gonçalves e Garibaldi, ao visitar as vinícolas desta cidade, pode-se conhecer o interior da empresa e seus processos produtivos, conhecer os produtos, degustar vinhos, sucos e espumantes, e, depois de tudo isso, comprar os produtos preferidos nas boutiques das vinícolas.
Pinto Bandeira, por novocaroneiro.com
Além do passeio ao centro da cidade, onde pode-se observar a arquitetura típica e o clima calmo e tranquilo de uma cidade do interior, destacamos algumas vinícolas que podem ser visitadas por lá: Vinícola Don Giovanni, que além de produzir vinhos, possui uma pousada, restaurante e um lindíssimo paisagismo (site oficial). Outra opção no roteiro enoturístico é a Vinícola Valmarino (site oficial). Esta cantina, detentora de prêmios internacionais, produz vinhos de excelente qualidade e belos cenários em seus vinhedos em encostas. Para encerrar nossas dicas de visitas em Pinto Bandeira, destacamos a Cave Geisse (site oficial). A Cave Geisse é uma vinícola familiar, criada pelo chileno Mario Geisse, que veio ao Brasil para dirigir a vinícola Chandon & Moët, ainda nos anos 1970. Ao perceber as qualidades da região, investiu em seus próprios métodos de produção de uvas e de vinificação, chegando a resultados muito expressivos, com vinhos e espumantes reconhecidos internacionalmente e assumindo a marca do terroir de Pinto Bandeira. Oferece três opções de passeios, que podem contemplar passeios pelos vinhedos, degutação ao ar livre e passeio pelas caves e métodos de produção. Altamente recomendado!
Pinto Bandeira, por novocaroneiro.com

Veja mais fotos de Pinto Bandeira:
https://www.flickr.com/photos/novocaroneiro/albums/72157647543298883

Este post faz parte da Blogagem Coletiva "Roteiros Etílicos", originalmente publicado em 24.02.2016. Nesta data um grupo de blogueiros amigos apresentou diversas opções de roteiros e dicas de passeios pelo mundo, sendo que todas as dicas envolvem locais com produção, degustação ou venda de bebidas. O Novo Caroneiro apresenta o Super Guia Vale dos Vinhedos, com postagens entre os dias 24.02 e 06.03.

Se animou a ir ao Vale dos Vinhedos e precisa de um hotel? Clique na imagem e veja uma lista completa de opções!

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário