quarta-feira, 2 de março de 2016

Vinícola Aurora, Bento Gonçalves

A Vinícola Aurora, estabelecida em região muito próxima ao centro de Bento Gonçalves é uma visita imperdível. Mais do que isso, forma um trio perfeito, unindo o passeio à vinícola, o Parque Epopéia Italiana e o passeio de Maria Fumaça até Carlos Barbosa.

Cooperativa Vinícola Aurora, por novocaroneiro.com

Breve história

A Cooperativa Vinícola Aurora, atualmente a maior cooperativa do setor de uva e vinho do Brasil, com cerca de 1.100 famílias associadas, teve seu início na histórica travessia de italianos, que cruzaram o Oceano Atlântico e instalaram-se, com suas mudas de videiras, na serra gaúcha. Daquelas mudas, originaram-se os vinhedos da região e, no ano de 1931, 37 famílias reuniram-se para originar a Cooperativa Vinícola Aurora. Através de investimento em equipamentos de qualidade, além da qualificação de sua equipe, produz sucos, collers, vinhos e espumantes da mais alta qualidade.
Cooperativa Vinícola Aurora, por novocaroneiro.com

Visita à vinícola

A parte turística da Aurora reserva espaço a um rápido mas belo passeio pelo interior da vinícola. O passeio começa pela recepção, normalmente realizada por funcionárias em belos trajes típicos. Ali o grupo se une e começa o passeio, passando pela área produtiva da empresa. Durante o trajeto há várias explicações sobre os processos de produção, equipamentos e apresentados todos os produtos da empresa. Como a estrutura da Aurora é composta por prédios divididos por uma rua, a travessia é realizada em um túnel, na área subterrânea da vinícola. Por falar em divisão estrutural da empresa, a Aurora possui, além desta Unidade no centro de Bento Gonçalves, outra sede que fica no Vale dos Vinhedos. Para dinamizar a transferência dos produtos entre as duas unidades prdutoras, há um encanamento que liga os dois pédios. São vários quilômetros de canos... legal seria poder ligar uma torneira para consumir o produto!
Cooperativa Vinícola Aurora, por novocaroneiro.com

O passeio apesar de rápido, guarda cenários muito bem elaborados. Exemplos disso são a fonte de vinho, composta por deuses gregos; a estátua de Baco completamente nu após beber muito vinho e a exposição dos produtos, que é montada dentro de uma antiga pipa cortada ao meio. A visita pela área histórica apresenta as antigas pipas de madeira, já desativadas, que por muitos anos guardaram os vinhos da cooperativa antes do engarrafamento. Elas são adornadas pelas bandeiras dos diversos países para onde os vinhos Aurora são exportados.
Cooperativa Vinícola Aurora, por novocaroneiro.com

O corredor das bandeiras leva o visitante até a Cave di Baco, local muito bem organizado onde ocorre a degustação dos produtos. São sucos de uva branca e tinta, além de vinhos e espumantes. A Cooperativa Vinícola Aurora possui uma linha bem completa de produtos, com os mais variados preços e qualidade. Após a degustação, estes produtos podem ser encontrados na boutique da vinícola (que também pode ser acessada sem a visitação).
Cooperativa Vinícola Aurora, por novocaroneiro.com

Serviço

Valor do passeio: gratuito
Site oficial: www.vinicolaaurora.com.br (na página "Sobre" há um belo vídeo sobre a empresa)
Localização: Rua Olavo Bilac, 500
Horário de atendimento: segunda a sábado das 8h15min às 17h15min, domingo das 8h30min Às 11h30min
Para grupos com mais de 10 pessoas é necessário agendamento prévio

Veja mais fotos do Vale dos Vinhedos:
https://www.flickr.com/photos/novocaroneiro/albums/72157647543298883

Este post faz parte da Blogagem Coletiva "Roteiros Etílicos", originalmente publicado em 24.02.2016. Nesta data um grupo de blogueiros amigos apresentou diversas opções de roteiros e dicas de passeios pelo mundo, sendo que todas as dicas envolvem locais com produção, degustação ou venda de bebidas. O Novo Caroneiro apresenta o Super Guia Vale dos Vinhedos, com postagens entre os dias 24.02 e 06.03.

Se animou a ir ao Vale dos Vinhedos e precisa de um hotel? Clique na imagem e veja uma lista completa de opções!

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário