domingo, 6 de março de 2016

Vale dos Vinhedos: pura cultura italiana

A região do Vale dos Vinhedos, os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Pinto Bandeira e Monte Belo do Sul (só para citar um pedacinho da serra gaúcha) é diferenciada. Parece que nos transportamos para outro país e, em muitos momentos, para outra época. A arquitetura, as tradições, a forma de vida totalmente diferentes de nossas grandes cidades transformam esta viagem em uma grande experiência.


Obviamente, as vinícolas são o carro chefe nesta jornada. E as visitas são recomendadas inclusive para as pessoas que não bebem bebidas alcoólicas, pois é uma excelente chance de conhecer mais sobre a importância dos vinhos, formas de produção e... quase sempre tem suco de uva na degustação. Mas além das vinícolas, há várias outras atrações culturais na região:

- Parque Epopeia Italiana: localizado no centro de Bento Gonçalves, traz através de atores e cenários toda a saga vivida pelos imigrantes italianos que vieram da Europa para colonizar a região sul do Brasil. Post completo sobre o Parque aqui.

Passeio de Maria Fumaça: um passeio de trem que liga as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. Além do simples trajeto num trem antigo, há diversas atrações culturais que vão passando pelos vagões - teatro, música. Para completar, há degustação de sucos e vinhos, além de uma parada na estação ferroviária de Garibaldi, para a degustação de espumante ao som de música italiana. Mais informações aqui.

Museus: em Garibaldi, no centro da cidade, há o Museu Municipal, que apresenta exposições sobre a casa do imigrante, um antigo consultório dentário e outra sobre Giuseppe Garibaldi. Seu prédio também faz parte da história da cidade, tendo sido construído em 1878. Bento Gonçalves também possui o seu Museu do Imigrante, que mostra as facetas dos italianos que vieram transformar a região neste grande pólo vinícola. Atualmente passa por restauração, podendo estar fechado. Fugindo um pouco da cultura italiana, em Pinto Bandeira há o Museu Sueco, que mostra a cultura dos imigrantes da Suécia que se estabeleceram no município.

Regiões centrais: Bento Gonçalves é uma cidade bem desenvolvida e possui comércio bem diversificado. Além disso apresenta muitas opções gastronômicas, com pizzarias, restaurantes self services, além daqueles com comida típica italiana. Bento Gonçalves possui, também, vários prédios alusivos a tradição do vinho, como a própria Catedral, construída em formato de pipa de vinho. Em Garibaldi a arquitetura é ponto de visita. Passeando pelas ruas da cidade, principalmente a Buarque de Macedo, percebe-se a grande quantidade de obras datadas da segunda metade dos anos 1800, muito bem preservadas. São casarões e mansões de tirar o fôlego!

Gastronomia: a gastronomia dessa região é de encher os olhos... e o estômago. E muito. São muitas opções dentre pizzarias e restaurantes típicos. Há ainda a opção dos chamados chapões, com comida caseira italiana servida a mesa em uma proporção inimaginável. Em Garibaldi existe a Rota do Sabor, que percorre comunidades rurais que servem refeições deliciosas preparadas no fogão a lenha, como no tempo das avós. No Vale dos Vinhedos há queijarias, chocolaterias, biscoiterias.... como resistir?

Assim encerramos este especial sobre o Vale dos Vinhedos. Como a região apresenta tanta diversidade acerca dos mesmos temas, extrapolamos as barreiras geográficas e apresentamos opções em cidadezinhas agregadas. Em caso de dúvidas, ou mais sugestões, utilize os comentários nas postagens para podermos interagir. Vem de carona com a gente!

Veja mais fotos do Vale dos Vinhedos:
https://www.flickr.com/photos/novocaroneiro/albums/72157647543298883

Este post faz parte da Blogagem Coletiva "Roteiros Etílicos", originalmente publicado em 24.02.2016. Nesta data um grupo de blogueiros amigos apresentou diversas opções de roteiros e dicas de passeios pelo mundo, sendo que todas as dicas envolvem locais com produção, degustação ou venda de bebidas. O Novo Caroneiro apresenta o Super Guia Vale dos Vinhedos, com postagens entre os dias 24.02 e 06.03.
Se animou a ir ao Vale dos Vinhedos e precisa de um hotel? Clique na imagem e veja uma lista completa de opções!

Comente com o Facebook:

1 comentários:

  1. Região mais linda! Um passeio super completo, com museus, vinhos, trem, gastronomia e muita história! Parabéns pela matéria ;)

    ResponderExcluir