quinta-feira, 3 de março de 2016

Festa da Vindima em Monte Belo do Sul, RS

Monte Belo do Sul, por novocaroneiro.com

O município de Monte Belo do Sul, assim como Bento Gonçalves e Garibaldi, tem parte de seu território ocupado pelo Vale dos Vinhedos. Localizado a pouco mais de 130km de Porto Alegre, está a penas 18km de Bento Gonçalves. Monte Belo do Sul é uma cidade muito pequena, com menos de 3 mil habitantes. Talvez por isso consiga manter-se original e consegue grande participação de sua comunidade na principal celeração do município: a Festa da Abertura da Vindima.
Monte Belo do Sul, por novocaroneiro.com

Monte Belo do Sul é uma cidade que aflora a cultura italiana. Seu povo, de descendência italiana, de forma muito original busca manter as tradições cultuadas na Europa e trazidas em navios para cá. A produção de uva e vinho é a mais impactante na região. Como parte do ritual da vinificação, há a Festa de Início da Vindima que, anualmente, celebra o início da colheita das uvas que originarão o precioso líquido. E a festa, que movimenta toda a comunidade, acontece anualmente no final o mês de janeiro.
Monte Belo do Sul, por novocaroneiro.com

Esta é a época mais festiva na comunidade. É quando as uvas, estrelas da festa, chegam a seu amadurecimento e estão prontas para serem colhidas e enviadas para as cantinas, onde se transformarão em vinhos. Para marcar o início deste novo ciclo de produção dos vinhos, a população de Monte belo do Sul vai às ruas para mostrar e reforçar as suas tradições.
Monte Belo do Sul, por novocaroneiro.com

São montados diversos carros alegóricos, de forma simples sobre carretos de trator, ou mesmo em carrocerias de caminhões, onde são expostas as tradições da região. Além de um carro onde a corte abre os desfiles, há vários outros com as cenas do dia a dia, como preparação de alimentos, ou a missa, e também carros com resgates históricos, como o que representa os lenhadores que abriram espaço na mata para a cultura da uva. Além dos carros alegóricos, várias entidades e associações da cidade desfilam. A maioria usa roupas típicas italianas, enquanto outras simulam situações como uma típica festa de casamento italiano. É um lindo resgate das tradições que, passando de geração em geração, acaba se perpetuando.
Monte Belo do Sul, por novocaroneiro.com
Passado o desfile, tanto comunidade como os visitantes deslocam-se até o local onde a festa continua, com muita música italiana, gastronomia típica, danças... e, claro, muito vinho e alegria! A Festa do Início da Vindima de Monte Belo do Sul é empolgante, principalmente pelo fato de os artistas do evento serem os protagonistas das mesmas cenas na vida real. Vale muito a pena ser prestigiada!

Veja mais fotos do Vale dos Vinhedos:
https://www.flickr.com/photos/novocaroneiro/albums/72157647543298883

Este post faz parte da Blogagem Coletiva "Roteiros Etílicos", originalmente publicado em 24.02.2016. Nesta data um grupo de blogueiros amigos apresentou diversas opções de roteiros e dicas de passeios pelo mundo, sendo que todas as dicas envolvem locais com produção, degustação ou venda de bebidas. O Novo Caroneiro apresenta o Super Guia Vale dos Vinhedos, com postagens entre os dias 24.02 e 06.03.

Se animou a ir ao Vale dos Vinhedos e precisa de um hotel? Clique na imagem e veja uma lista completa de opções!

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário