sábado, 5 de março de 2016

Fenavinho Brasil, Bento Gonçalves-RS

A Festa Nacional do Vinho, que acontece no município de Bento Gonçalves, é o principal evento em celebração ao vinho. Ocorre, não por acaso, na cidade que é a maior e melhor produtora de vinhos finos do Brasil.

Fenavinho Brasil, por novocaroneiro.com

O evento que, por problemas financeiros, não ocorre desde o ano 2011 (quando estivemos presentes), voltará a acontecer em 2017, marcando os 50 anos da Fenavinho. A Feira, que busca divulgar, promover e traçar rumos de sucesso ao setor vinícola brasileiro, reúne diversos empreendimentos produtores que expõem seus produtos para os visitantes. Além das vinícolas instaladas na região de Bento Gonçalves, estão presentes empresas catarinenses, baianas e de outras regiões do Rio Grande do Sul.
Fenavinho Brasil, por novocaroneiro.com

Até 2011 o evento ocorria no Centro de Eventos da cidade, no interior de um pavilhão. Lá era montada a estrutura composta por bancas estilizadas em formato de casas italianas, onde as vinícolas expunham seus produtos. Além da exposição, muitas das empresas permitiam a degustação de alguns rótulos e até produziam shows tradicionais italianos. Isso acontecia, por exemplo, no estande da Cooperativa Vinícola Aurora, que virava uma legítima casa italiana, com vinhos, música e dança. Outro aspecto muito apreciado por nós foi a possibilidade de realizar um mini-curso de degustação de vinhos. Estes cursos ocorrem durante toda a feira, sendo ministrados por enólogos das vinícolas expositoras.
Fenavinho Brasil, por novocaroneiro.com

A Fenavinho Brasil 2017 deverá apresentar algumas mudanças. A Feira deve ocorrer em mais de um ponto na cidade de Bento Gonçalves e, provavelmente, incluirá as vinícolas instaladas no Vale dos Vinhedos. Além disso, estuda-se a possibilidade da reativação dos encanamentos de vinho existentes no centro da cidade. Pelo projeto inicial, o turista que visitar uma das vinícolas do Vale ganhará um passaporte que lhe dará o direito de consumo de vinho gratuitamente no centro da cidade. Além dessas novidades, a Fenavinho Brasil 2017 deve abrir espaço, ainda, para agroindústrias familiares e exibir desfiles temáticos pela cidade, visando incentivar a participação dos moradores na Feira. Inicialmente ela será realizada nos meses de fevereiro e março do ano que vem. Fica a dica!
Fenavinho Brasil, por novocaroneiro.com
Veja mais fotos de Bento Gonçalves:
https://www.flickr.com/photos/novocaroneiro/albums/72157647543298883

Este post faz parte da Blogagem Coletiva "Roteiros Etílicos", originalmente publicado em 24.02.2016. Nesta data um grupo de blogueiros amigos apresentou diversas opções de roteiros e dicas de passeios pelo mundo, sendo que todas as dicas envolvem locais com produção, degustação ou venda de bebidas. O Novo Caroneiro apresenta o Super Guia Vale dos Vinhedos, com postagens entre os dias 24.02 e 06.03.
Se animou a ir ao Vale dos Vinhedos e precisa de um hotel? Clique na imagem e veja uma lista completa de opções!

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário