domingo, 28 de fevereiro de 2016

Vale dos Vinhedos - vinícolas intimistas são ótimas opções


Vinícola Torcello, por novocaroneiro.com
Chegada à Vinícola Torcello

Muito além das maiores produtoras de vinho e espumante do país e seus belos passeios guiados, o Vale dos Vinhedos apresenta também uma faceta que foge ao foco industrial do vinho. Nesta região podemos encontrar uma série de vinícolas menores que seguem até hoje os preceitos familiares e criam um ambiente muito mais intimista tanto na visita, quanto nas explicações. São empresas cujos atendentes são os próprios donos ou seus parentes próximos. Integrantes da família produtora que ficam esperando os visitantes cheios de histórias dos antepassados e cheios de segredos que talvez nem devessem ser revelados - como a família que produz um vinho para a venda e outro muito melhor para seu próprio consumo.
Vinícola Torcello, por novocaroneiro.com
Local de degustação, Vinícola Torcello

Um desses exemplos é a Vinícola Torcello (site oficial). Fica localizada logo na entrada da estrada do Vale dos Vinhedos. Nesta vinícola pudemos perceber todo o orgulho da família pela produção dos vinhos, além de emocionarem-se pela história da família e a vinda dos antepassados imigrantes da Itália. O ambiente é bem menor do que o de outras produtoras de vinho que visitamos, assim como a estrutura é mais simples, mas a alegria e emoção impressionam no atendimento.
Vinícola Milantino, por novocaroneiro.com
A Vinícola Milantino apresenta as diversas uvas que vinifica

Outra vinícola que, apesar de todo o profissionalismo em sua produção, continua com um clima muito mais intimista em sua demonstração é a Vinícola Milantino (site oficial). A Milantino, que atua no mercado de vinhos de alta qualidade (e preço seguindo esta linha), tem uma produção limitada visando justamente manter o alto padrão em sua vinificação. Para que isso ocorra, prefere trabalhar com vinhedos próprios. A localização da vinícola é na Estrada do Vinho, uma das estradas que cruzam com a RS-444, a principal do Vale dos Vinhedos. As visitas devem, preferencialmente, ser agendadas pelo site, propiciando uma experiência mais bem estruturada.
Vinícola Almaúnica, por novocaroneiro.com
O aconchego da Almaúnica

A Vinícola Almaúnica (site oficial), localizada logo no início da estrada do Vale dos Vinhedos, logo depois da Torcello, já traz uma imersão ao mundo da uva em sua entrada: é preciso passar por uma estradinha cercada pelos vinhedos da empresa. Fundada em 2008, tem uma estrutura modera e grandes planos de expansão de mercado, através de ótimos produtos. Traz ao visitante uma experiência bem mais contemporânea, mas nem por isso sem menos proximidade com seus idealizadores que, muitas vezes, prestam o atendimento aos turistas e na loja. Tem um ambiente muito agradável, com deck, sala com lareira e muito charme.
Vinícola Lovara, por novocaroneiro.com
Exposição dos produtos na Vinícola Lovara

Saindo do Vale dos Vinhedos e indo para o outro lada de Bento Gonçalves (Rua José Benedetti, 222), encontramos a Vinícola Lovara (site oficial). É uma vinícola cuja história remonta o final dos anos 1800, com a chegada de imigrantes italianos à região de Bento Gonçalves, trazendo as mudas de suas videiras. O processo de vinificação empresarial iniciou no ano de 1967, e encerrou nos anos 1970 em decorrência de dificuldades financeiras. No final dos anos 1990 os descendentes dos primeiros imigrantes decidiram seguir seu dom e reabrir a empresa, com produção de excelentes vinhos finos.
Vinícola Lovara, por novocaroneiro.com
Conjunto de balde e taças a venda na Vinícola Lovara

A Vinícola Lovara tem atendimento específico no enoturismo, através de armonização de seus vinhos com refeições especiais. Com a realização de reserva, é possível visitar a vinícola e desfrutar de foundue, pasta especial ou do grand café Lovara, saboreando as delícias da serra gaúcha e os melhores vinhos da empresa.

Estas são apenas algumas dicas de passeios em vinícolas menores, nem sempre atendidas em pacotes turísticos, e que possuem atendimento mais personalizado. Há, ainda, muitas outras opções de vinícolas com este estilo. Uma boa forma de encontrar uma vinícola de seus sonhos, é acessar o site do Vale dos Vinhedos.

Veja mais fotos do Vale dos Vinhedos:
https://www.flickr.com/photos/novocaroneiro/albums/72157647543298883

Este post faz parte da Blogagem Coletiva "Roteiros Etílicos", originalmente publicado em 24.02.2016. Nesta data um grupo de blogueiros amigos apresentou diversas opções de roteiros e dicas de passeios pelo mundo, sendo que todas as dicas envolvem locais com produção, degustação ou venda de bebidas. O Novo Caroneiro apresenta o Super Guia Vale dos Vinhedos, com postagens entre os dias 24.02 e 06.03.

Se animou a ir ao Vale dos Vinhedos e precisa de um hotel? Clique na imagem e veja uma lista completa de opções!

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário