quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Super Guia Vale dos Vinhedos e outros passeios etílicos

O Vale dos Vinhedos é uma região localizada na serra gaúcha e que destaca-se... pelos vinhos! O Vale está localizado a cerca de 130km de Porto Alegre, e engloba parte dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. A porção ocupada por Bento Gonçalves destaca-se tanto no setor produtivo, como no turístico, abrigando a maioria da Vinícolas mais conhecidas e estruturadas.

Vale dos Vinhedos, por novocaroneiro.com

Muito mais do que a produção de uvas, através dos vinhedos encravados nas encostas, esta região representa um pedaço da Itália em solo gaúcho. Movidos pelas tradições trazidas do velho continente, os imigrantes escrevem lindos capítulos repletos de trabalho e suor, construindo um dos mais belos cenários do Rio Grande do Sul e produzindo vinhos com excelência. Mas nem só de vinho viviam os antepassados italianos. E a região do vale dos Vinhedos encanta os visitantes com sua rica cultura e a irresistível gastronomia trazida da Itália!

O Vale dos Vinhedos compreende a mais tradicional e importante região vinícola do Brasil. Esta importância foi oficialmente reconhecida quando  os vinhos produzido ali ganharam a Indicação de Procedência do Vale dos Vinhedos, comprovando sua qualidade e confiança na produção. Para nós esta região é ainda mais importante, e fará parte de nossa vida para sempre. Foi em Garibaldi que começamos nossa vida de casados, e onde vivemos por dois anos. Lá fizemos amigos, desbravamos as paisagens e nos apaixonamos pelo vinho gaúcho.

A partir de hoje faremos uma viagem através do Vale dos Vinhedos, suas principais indústrias vinícolas - que também são complexos turísticos e outras atrações localizadas neste pedacinho ítalo-brasileiro. Tentaremos mostrar as belas paisagens, os atrativos culturais e os principais passeios ao mundo do vinho. Venha de carona com a gente e encante-se neste clima romântico trazido pelos vinhos do Vale dos Vinhedos.

Ligue-se nas datas das publicações:




No Novo Caroneiro você já encontra, ainda, publicações sobre:
Festival do Moscatel, em Farroupilha;
Casa Valduga, no Vale dos Vinhedos
Parque Epopéia Italiana, em Bento Gonçalves

 Designed by Freepick


Hoje estamos participando de uma blogagem coletiva. Isso significa que vários blogs falam do mesmo tema: Roteiros Etílicos. Depois de agendar suas próximas visitas ao Novo Caroneiro, acompanhando este Super Guia do Vale dos Vinhedos, prestigie os outros blogs também:

Viagem de Fuga:  Viagem + Cerveja Artesanal: alguns destinos no Brasil para unir essas duas paixões.

Pelas andanças na América do Sul o O Melhor Mês do Ano encontrou muito, mas muito vinho! E se apaixonou!

Ligado em Viagem: Nossa indicação de roteiros para conhecer 5 das mais famosas cervejarias da Europa: Heineken, Guinness, La Trappe, Westvlesteren e, a novata e já prestigiada, De Struise.

Casal Califórnia: Aproveite sua viagem pelo litoral da Califórnia, através da incrível Highway 1, para degustar os excelentes vinhos da Costa Central do estado, na Região Vinícola de Paso Robles!

Vai para o Chile e não bebe muito? Conhecer algumas vinícolas é uma boa opção de passeio para você também. Algumas delas estão bem perto de Santiago!

Tá indo pra onde? Curte vinhos e está curioso para saber como é a Avaliação Nacional da Safra em Bento Gonçalves, todo mês de setembro?

Destinos por onde andei...: Passamos bebendo pelos melhores bares na Capital da Bélgica e contamos aqui pra você!!!

Asas pra que te quero!: Cinco lugares para visitar e degustar os sabores da Serra Gaúcha. Tem vinho, espumante, suco de uva e até cerveja.

O blog Love and Travel listou 10 lugares no mundo para apreciar uma boa bebida. Tem vinícola, cervejaria, restaurantes e bares com drinks deliciosos e todos testados e aprovados pelo casal que adora viajar.

Fourtrip: Tour imperdível numa das maiores e mais famosas vinícolas do mundo, Concha y Toro em Santiago do Chile.

Apure Guria!: Acha que só tem vinho na Serra Gaúcha? Bahh tá enganado! Várias cervejarias artesanais pra você visitar na Rota Cervejeira da Serra Gaúcha! Toma um gole!

Atravessar Fronteiras: Visitas a vinícolas em Bento Gonçalves, Santiago, Mendoza e no Vale do Loire (França). Visita às fábricas de cerveja em Dublin e Amsterdam. Tudo isso para você juntar o útil ao agradável: viagens etílicas!

Cantinho de Ná: Vem com a gente nesse roteiro etílico onde falamos sobre 4 bebidas: cerveja, whisky, coquetéis e vinho. Mostramos lugares onde encontrá-las e tem até onde NÃO ir de jeito nenhum.

#KariDesbrava te mostra lugares no Rio de Janeiro onde com certeza você vai encontrar gente bonita e cerveja gelada!

Quebrei a Bússola: Um museu com mais de duas mil marcas de cachaças, muitas curiosidades e diferentes sabores da deliciosa marvada. Tudo isso aqui em Minas, berço da cachaça! Confira!

A Path to Somewhere: Turismo Cervejeiro - confira cinco cervejarias na Bélgica que um verdadeiro cervejeiro precisa conhecer!

Vou pra Roma: Vamos viajar juntos entre os vinhos italianos de cada região. Dicas de onde comprar e quais levar na mala.

The World by Fon: 8 destinos "etílicos" que o Fon recomenda na América, Ásia e Europa.

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Sou descendente de italianos e amo a cultura e os vinhos italianos, mas não sabia dessa influência toda nas Serras Gaúchas!

    Dá para conhecer bem a região mesmo para quem não vai de carro??

    Com tanta inspiração boa das Serras Gaúchas nessa blogagem coletiva, já estou pensando em marcar uma viagem para lá!!! =]

    ResponderExcluir
  2. Oba! Vai ter mais post bom vindo por aí! :) Que delícia viajar por um lugar tão lindo e com vinhos tão bons!

    ResponderExcluir
  3. Adoro a Serra Gaúcha e será um prazer acompanhar todas essas dicas! :)

    ResponderExcluir
  4. amooo bento!! <3 região linda demais e com tantas coisas pra fazer <3

    ResponderExcluir
  5. Como não estamos conseguindo utilizar o botão "Responder" em nenhum navegador, responderemos os comentários abaixo:

    Ana Elise: sim, a serra gaúcha é a maior produtora de vinhos do país, e várias empresas instaladas ali estão investindo também em outras regiões do RS e Bahia. Sempre que fomos até o Vale foi de carro, mas creio que a empresa Giordani Turismo, que faz receptivo em Bento, tenha passeios até lá. Transporte público não é uma boa opção, e táxi sairia bastante caro. E a região vale a pena ser visitada. Inclusive, em uma semana é possível conhecer Gramado, Canela, Bento-Garibaldi-Carlos Barbosa e até esticar aos cânions de Aparados da Serra.

    Camila e Ana: os novos posts já estão saindo! Não deixe de prestigiar!

    Fernanda: seja bem vinda... espero novas visitas suas!

    ResponderExcluir
  6. Angie: tem lugares que realmente são encantadores e, mais do que isso, inspiradores. a região vinícola do RS é assim!

    ResponderExcluir
  7. Bom início de vida a dois a de vocês, hein? Vinhos deliciosos, lindas paisagens e gastronomia italiana, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Era para termos conhecido a região no ano passado, mas o Coiso ficou doente no dia do embarque e não deu. Não vejo a hora de conhecer! Parece ser uma região maravilhosa :)

    ResponderExcluir