sábado, 13 de fevereiro de 2016

Colonia del Sacramento, Uruguai: um lugar pra curtir sem pressa

Aproveitando a segunda-feira, dia em que alguns pontos turísticos de Montevidéu ficam fechados, fizemos um bate-volta até Colonia del Sacramento. Esta forma de conhecer Colonia é bem comum, e em um dia é possível ver tudo. É bem fácil partir de Montevidéu, ou mesmo de Buenos Aires para passar o dia nesta encantadora cidade. Para quem parte de Buenos Aires, o trajeto é marítimo. Para quem sai de Montevidéu - como fizemos, bastam duas horas na estrada para chegar até lá. Fizemos o trajeto de carro e foi bem tranquilo. As estradas estão muito bem conservadas e são pedagiadas (como a maioria das mais importantes no país vizinho).

Colonia del Ssacramento, por novocaroneiro.com
Estrada entre Montevidéu e Colonia del Sacramento
Fomos até Colonia del Sacramento sem nenhum roteiro preparado. Fomos apenas curtir a cidade, caminhar bastante e apreciar a antiga cidade colonial. Nem mapa pegamos. É bem fácil chegar ao Bairro Histórico, que é onde se concentram os principais atrativos. E que atrativos! Colônia apresenta um grande conjunto arquitetônico colonial, tombado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Encontramos por lá um pouco de arquitetura colonial portuguesa (principalmente na Calle de los Suspiros), além de várias construções coloniais espanholas.
Colonia del Ssacramento, por novocaroneiro.com

O bairro histórico, em suas casinhas coloniais, abriga uma série de bares, restaurantes, butiques, ateliês. E, claro, lojinhas de souvenirs. É uma delícia passear pelas ruelas, observar as casinhas e o calçamento feito com pedras bastante irregulares. É divertido observar que uma casinha feita de pedras há décadas atrás, hoje abriga um hotel requintado. Ou uma lojinha da moda. Isso é bem comum em Colonia.
Colonia del Ssacramento, por novocaroneiro.com

Colonia del Sacramento recebe visitantes de toda a parte do mundo. Pela proximidade geográfica, a maior parte dos visitantes são argentinos. E há muitos brasileiros por lá, também. Havia muitos carros com placas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Mesmo com tantos visitantes diferentes (ou exatamente por isso) a cidade é muito alto astral, passa uma energia ótima! Além de toda a parte histórica, em Colonia existem diversos bares e restaurantes, com mesinhas e guarda-sóis dispostos nas calçadas, tocando músicas de boa qualidade e servindo excelentes refeições.
Colonia del Ssacramento, por novocaroneiro.com

Colonia del Sacramento está localizada às margens do Rio da Prata e é a cidade uruguaia mais próxima de Buenos Aires (dizem que dá até pra ver a capital argentina de lá, às vezes...). Várias pessoas aproveitam a orla para se bronzear e para se banhar nas águas do rio. Muitos levam seus cachorros como comapnhia. Há belas paisagens do rio, principalmente na parte em que há muretas de proteção. Além das belezas arquitetônicas e naturais, Colonia tem alguns museus históricos como atração (Museu Português, Museu Naval), que acabamos não visitando, só pra curtir mais a cidade.
Colonia del Sacramento, por novocaroneiro.com

O que mais ver em Colonia del Sacramento

Na época colonial a cidade de Colonia foi cercada por muralhas. Parte desta muralhas permanecem em pé, bem como o portão e ponte de acesso. Não dá pra não curtir o visual e imaginar como eram as pessoas nos anos 1700 passando por ali, rumo à cidade, ou rumo ao porto. É possível subir nas muralhas para belas fotos.
Colonia del Sacramento, por novocaroneiro.com

Outra bela região de Colonia del Sacramento é a do farol. Foi construído sobre as ruínas de um convento e permite a subida, para uma visão panorâmica da cidade. São 118 degraus até o topo.
Colonia del Sacramento, por novocaroneiro.com

No pequeno Porto há uma série de lanchas e iates atracados. Além disso há um passeio de madeira sobre a água, que forma um cenário bem agradável.
Colonia del Sacramento, por novocaroneiro.com

A Igreja tem uma arquitetura externa bem simples, com linhas retas e com poucos detalhes. Internamente também é bem simplória. Quando a visitamos havia uma série de pássaros feitos em papel colorido pendurados no teto, além de um presépio no piso inferior. Simples mas de bom gosto.
Colonia del Sacramento, por novocaroneiro.com

O centro da cidade (o lado moderno) tem várias lojinhas de roupas e calçados, alguns cybers-cafes, alguns restaurantes bem legais. A praça central é bem arborizada e lá por perto há um cassino, para quem gosta de fazer uma aposta. Vale o passeio.
Colonia del Sacramento, por novocaroneiro.com

Colonia tem uma feira de artesanato, com várias barraquinhas com trabalhos manuais. Há artigos de decoração, bijouterias, roupas e lembranças. Nao é assim, muuuuito bacana, mas ao passar por lá é legal dar uma olhada. Quem sabe não tem aquilo que você procura para sua casa?!
Colonia del Sacramento, por novocaroneiro.com

A descontração do povo de Colonia, que aproveita muitos itens bem originais na decoração de seus bares. Há carro que vira jardim, ou  es o uma mesa do restaurante. Há triciclo infantil que passa a carregar flores. Há letreiros engraçados que completam o astral do lugar.
Colonia del Sacramento, por novocaroneiro.com

Colonia del Sacramento é uma jóia uruguaia. Adorei ter passado por lá. a cidade é linda, os restaurantes são bons, o clima é ótimo e o acesso é super simples. Vá!

Veja mais fotos de Colonia del Sacramento:
https://www.flickr.com/photos/novocaroneiro/albums/72157662762594140

Hotel no Uruguai? É só buscar aqui embaixo:

Booking.com

Comente com o Facebook:

1 comentários:

  1. Acredita que já fui duas vezes ao Uruguai e ainda não consegui visitar Colonia!?

    Mas com certeza na próxima oportunidade não vou deixar passar.. é u lugar que quero muito conhecer!

    Adorei o post!

    Abraço

    ResponderExcluir