quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Teatro Solis - Montevidéu, Uruguai

Um dos pontos turísticos mais legais em Montevidéu é, sem dúvidas, o Teatro Solis. Localizado estrategicamente na Ciudad Vieja, próximo à Paza Independencia, destaca-se pela arquitetura de seu exterior, com colunas gregas. Seu interior mostra todo o requinte desta obra executada pela burguesia dos anos 1840.

Teatro Solis, Montevidéu, por novocaroneiro.com

Para conhecer toda a beleza do Teatro Solis, há duas maneiras principais. Uma delas é ter a sorte de visitar Montevidéu durante a temporada de espetáculos (peças teatrais, shows musicais, dança, orquestras) que ocorre durante praticamente o ano todo - normalmente para durante as festas de fim de ano. Outra maneira, mais comum aos turistas, é fazer a visita guiada ao Teatro. O tour guiado ocorre diariamente, em vários horários (há número limitado de visitantes por guia e por idioma), e varia entre 20 pesos e 50 pesos. Quando fizemos nossa visita, conseguimos chegar no último horário do dia (com uma corridinha básica). Como havia muuuuita gente para o passeio, não conseguimos guia em português, então assistimos as explanações em espanhol e compreendia-se bem. O grupo era quase totalmente formado por brasileiros.
Teatro Solis, Montevidéu, por novocaroneiro.com

Inicialmente é contada a história da fundação e alguns aspectos sobre a construção do prédio, ainda na parte externa (as explicações são bem prejudicadas pelo barulho vindo dos carros que passam na rua ali em frente). A visita interna começa pelas áreas sociais do Teatro, se assim pode-se dizer. No hall, onde eventualmente ocorrem exposições, já há uma certa ostentação, com um lustre com muitos cristais, belíssimo. Dali partimos para um palco alternativo, cujas arquibancadas móveis se adaptam a necessidade do espetáculo. Pode ser composta, inclusive, com arquibancadas em 360 graus ao redor do palco principal. Mostra a estrutura e a dinâmica que o Teatro toma na atualidade.
Teatro Solis, Montevidéu, por novocaroneiro.com

Depois de conhecer este palco alternativo, chegou o momento mais esperado da visita: o palco principal e a plateia do teatro. O local é simplesmente belíssimo. Impecável. Trata-se de um teatro muito bem cuidado, como aqueles que normalmente vemos em grandes concertos da Europa. Com um formato arredondado, apresenta vários níveis de camarotes, além de várias cadeiras almofadadas em tecido vermelho. Os detalhes em cristal dos lustres, que ficam amarelados com as lâmpadas completam o charmoso ambiente. A capacidade do teatro varia de acordo com a amplitude e tipo de espetáculo apresentado. Maximizada em shows musicais e otimizada em espetáculos teatrais que necessitam de melhores ângulos de visão.
Teatro Solis, Montevidéu, por novocaroneiro.com


Aberto o ano todo para visitas, é um ótimo atrativo na capital uruguaia.
Site oficial: http://www.teatrosolis.org.uy/
Veja mais fotos de Montevidéu:
https://www.flickr.com/photos/novocaroneiro/albums/72157663172050232

Hotel no Uruguai? É só buscar aqui embaixo:

Booking.com

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário