domingo, 17 de janeiro de 2016

Fortaleza de Santa Teresa, Uruguai

A Fortaleza de Santa Teresa está localizada há pouco mais de 30km da fronteira com o Brasil. Faz parte do Parque Nacional de Santa Teresa e é um monumento histórico muito bem conservado. Recebe muitos turistas brasileiros, uruguaios e de diversos pontos do globo diariamente. Para quem vai de carro ao litoral uruguaio, o acesso à Fortaleza é muito fácil, com bastante sinalização. Além do monumento histórico, o local conta com bar/restaurante, sanitários e estacionamento.

Fortaleza de Santa Teresa, por novocaroneiro.com

Administrado pelo exército uruguaio, o local é muito limpo e, obviamente, seguro. Alguns soldados tomam conta do lugar e dos visitantes. Visando a conservação do local, para o ingresso é cobrado o valor de 20 pesos (R$3,00) e dá direito a permanência indeterminada no interior dos muros.

Fortaleza de Santa Teresa, por novocaroneiro.com
A Fortaleza de Santa Teresa teve sua contração iniciada em 1762, como forma de proteção do território português. Ainda antes de sua conclusão, no entanto, os espanhóis conquistaram o local (e ficarm por lá por quase meio século). Muitas outras batalhas correram por ali (pode ver aqui) até a conquista definitiva por parte dos uruguaios.

Fortaleza de Santa Teresa, por novocaroneiro.com

Além das muralhas construídas sob blocos de pedra, o compexo da Fortaleza de Santa Teresa é um museu histórico. Cada ambiente do forte é recontado e está montado como na época em que ele era utilizado militarmente. Por exemplo, a cozinha apresenta os utensílios utilizados nos anos 1700 e 1800, assim como o setor de enfermaria e até os banheiros, formados por tábuas com buracos... mas para o público os banheiros são modernos, não se preocupe!

Fortaleza de Santa Teresa, por novocaroneiro.com

Por ali, ainda, é possível visitar a igreja que recebia as tropas, onde há uma série de itens originais, como santos, vestimentas, louças, além do quarto dos padres que por ali passaram. Aproveite as muralhas para ter uma ideia da vista que os soldados tinham ao fazer suas observações. É uma ótima forma de começas a vivenciar o Uruguai através de sua parte histórica.

Pretende se hospedar na região da Fortaleza? Busque aqui o seu hotel perfeito!

Veja mais fotos da Fortaleza de Santa Teresa:
https://www.flickr.com/photos/novocaroneiro/sets/72157655481188748

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário