terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Passeio de dois dias em Montevidéu, Uruguai

Depois de ingressar no Uruguai e conhecer a Fortaleza de Santa Teresa e as belas La Paloma e La Pedrera, andamos cerca de 225km em excelentes estradas e chegamos à Montevidéu. A capital uruguaia, ao contrário das outras cidades por onde havíamos passado, é uma metrópole com quase 2 milhões de habitantes (praticamente a metade da população do país) e cheia de história e locais para visitar. Nosso planejamento nos daria dois dias para pesseios pela cidade, além de um bate-volta até Colonia del Sacramento.

Montevidéu, por novocaroneiro.com

Como dirigir em uma cidade desconhecida não é assim tão simples, estrategicamente chagamos a Montevidéu no domingo de tarde, visando evitar o trânsito mais pesado. A estratégia deu certo e chegamos com tranquilidade (e GPS) ao centro. Ficamos hospedados na região central da cidade, facilitando os deslocamentos para a região turística da Ciudad Vieja. Além disso, a hospedagem na região central também acabou facilitando o acesso a supermercados, casas de câmbio e transporte público. Nos hospedamos no Hotel Califórnia, que nos apresentou um excelente custo-benefício! Escolha acertadíssima e recomendada.

Montevidéu, por novocaroneiro.com

Apesar de ser uma cidade grande, os atrativos turísticos estão bem agrupados. A Ciudad Vieja é o que apresenta o maior número de pontos de interesse, como a Plaza Independencia, o Museu General Artigas, o Teatro Solís, a Puerta de la Ciudadela, a Catedral. Nesta região da cidade há, ainda, o famoso Mercado del Puerto (que acabamos não conhecendo). Na região mais central encontramos a Fuente de los Candados e o Mirante de la Intendencia. Um pouco mais distante (mesmo assim fomos a pé, mas voltamos de ônibus) está o Estádio Centenário, palco da final da primeira Copa do Mundo. E bem mais longe, sendo necessário o carro, ou transporte público, tínhamos a Fortaleza del Cerro e as Ramblas mais movimentadas, como a do bairro Pocitos, onde está o letreiro Montevideo. Para nosso roteiro, agrupamos os pontos mais próximos para visitar no mesmo período do dia (considerando que alguns locais não abriam na segunda-feira). Então, em um período visitamos a Ciudad Vieja, no outro o centro, outro para o estádio e intendência. O Cerro, por ser bem mais longe, acabou sendo o primeiro local visitado por nós, ainda no domingo.

Montevidéu, por novocaroneiro.com

Os passeios a pé pela capital uruguaia são altamente recomendados. A cidade é praticamente plana e isso favorece as caminhadas. Andando é possível vver uma série de detalhes, conhecer diversos aspectos da população local que de outra forma não são percebidas. Andar pela Avenida 18 de Julio, a principal da cidade, olhando o comércio (e os sapatos femininos bem diferentes) são um convite da cidade. Observar os uruguaios passando com seu mate na mão. As banquinhas de pancho. Os supermercados Tata e as casas de câmbio que se espalham pelo centro. Ande e veja as diversas praças e a arquitetura impressionante de Montevidéu!

Nos próximos dias teremos postagens específicas de cada lugar por onde passamos, nao deixe de conferir!


Sugestão de locais a visitar:

Chegada e check in no hotel na primeira tarde
- Ida ao Cerro de Montevidéu, onde há a Fortaleza General Artigas
- Passeio na Rambla do Bairro Pocitos / Letreiro Montevidéu

Dia completo
- Passeio pelo centro histórico
- Andar pela Av 18 de Julio (se hotel for no centro) até a Puerta da la Ciudadela
- Passar pela Plaza Independência, região onde há a Estátua e Museo General Artigas (escada ao lado
da estátua). Visitar ali também o Teatro Solis, que pode ser visitado depois das 11h.
- Ir até a Plaza Constituicion e a catedral
- Almoço no Mercado del Puerto
- Depois do almoço ir até a Intendência Municipal (táxi?) e subir no mirante (até às 15h).
- Ir ao estadio Centenário, passando pelo Obelisco –  Aberto das 10h às 17h
- Passar pelo Palácio Legislativo, na Av de las Leyes, 1800
- A noite: show de tango


Veja mais fotos de Montevidéu:
https://www.flickr.com/photos/novocaroneiro/albums/72157663172050232

Hotel no Uruguai? É só buscar aqui embrixo:


Booking.com

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário