terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Pelas ruas de Paris

Cenários de filme.
Lembranças de sonhos!

Eram estas as impressões que eu tinha simplesmente ao andar pelas ruas da capital francesa. De início os olhos buscavam no horizonte a silhueta da Torre Eiffel, local que fomos visitar assim que chegamos a Paris. E voltamos outras vezes (veja aqui). Mas é lógico que Paris é muito mais que a Torre. Mesmo no inverno, período em que as as flores somem e as árvores perdem as folhas, Paris consegue manter um charme único. Além de pessoas elegantíssimas em seus trajes, o clima frio torna o local mais intimista. As árvores sem folha, cortadas em forma "quadrada", em perfeita sincronia, nos mostram como o povo é caprichoso neste local. Como o poder público busca o bem estar.
Estivemos em Paris algumas semanas após os atentados ao Charlie Hebdo e nos sentimos muito seguros. Havia policiais em todos os pontos turísticos mais importantes e não vimos nenhuma atitude brusca por parte deles. Apenas vigiavam e faziam suas rondas. A cidade andava normalmente. Após estes últimos atentados (Bataclan e outros), sentimos uma dor no coração por ter ocorrido em Paris, que é uma metrópole que encanta. Sentimos como se algo próximo tivesse ocorrido, mesmo tendo estado lá por apenas uma semana.
O que ficou para nós, no entanto, foi a cordialidade das pessoas (sim, os francesas com os quem falamos foram cordiais e educados). Os cafés nas esquinas, a culinária bem elaborada, os doces nas vitrines que davam água na boca. As lojas de grife, as ruas de calçamento e praças sem calçada. O Rio Sena que contornou boa parte de nossos passeios. O metrô que sempre nos levou de maneira rápida e ágil e nosso destinos.
É lindo simplesmente andar por Paris e descobrir seus encantos. Prédios majestosos, pontes cheias de detalhes. Encontrar uma café ou restaurante (ou brasserie, ou bar, ou casa de sopas) e se deliciar por alguns momentos. Descobrir que o atendente da lanchonete é um imigrante super culto que fala sete idiomas diferentes (inclusive português e árabe). Em uma pequena rua encontrar um museu com obras de arte belíssimas.
Paris tem descobertas e encantos a cada esquina. Mesmo que muitas vezes apresente os problemas de qualquer metrópole, como o trânsito, a sujeira, a aglomeração, não deixa de ser incrível.

Clique e veja todos nossos posts sobre Paris.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário