segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Passeio em São Francisco do Sul - SC

São Francisco do Sul é um município litorâneo, localizado no norte de Santa Catarina, bem perto de Joinville (cerca de 50km). No verão a distância parece bem maior, já que as praias de São Francisco são bastantes procuradas pelos joinvilenses (que formam a maior população do estado), além de residentes em municípios do norte catarinense e do sul paranaense. Congestionamentos durante a temporada são bem comuns, o que torna a viagem bem demorada.


A ilha São Francisco do Sul, segundo sua história, é mais antigo que o estado de Santa Catarina. Foi a terceira cidade fundada no país e traz em sua arquitetura toda esta história. Há um complexo conjunto de casarios, a maioria com arquitetura açoriana. E muitas das casas estão super bem conservadas, pelo menos em sua parte externa. São casinhas coloridas, construídas a partir de areia, cal e óleo de baleias, há centenas de anos... não há como não se encantar.

Um passeio pelas ruelas da parte histórica da cidade remete a gente ao passado. São vários quarteirões situados a beira da Baía da Babitonga que preservam o casario, as ruas de pedras e o ritmo da vida que passa devagar sem preocupações e buscando a vida da melhor forma. Ainda a beira da baía, encontramos o Mercado público, local que atualmente abriga um excelente restaurante, além de estabelecimento com venda de carne e frutos do mar, lanchonete com caldo de cana e um deck para ficar apreciando os barcos e a natureza ao fundo.

Andando por esta região, em alguns momentos podemos perceber a igreja no alto de uma pequena lomba. Lembra muito as cenas da Bahia... Andando até lá, podemos ver algumas lojas de lembranças e artesanato e chagamos à praça onde está a belíssima igreja matriz.

Há alguns quilômetros do centro estão as praias mais procuradas de São Chico, como Enseada, Ingleses e Ubatuba. Valem pelo passeio, mas não são das mais bonitas de Santa Catarina. Mesmo assim são bastante procuradas. A estrutura é boa, com diversas opções de restaurantes, lanchonetes e bares. Diversas vezes fomos até a Praia da Enseada almoçar um peixe grelhado excelente!

Além do tradicional percurso rodoviário, pode-se chegar a São Francisco em um passeio de iate que parte de Joinville. É o Barco Príncipe, um iate que parte pela Baía de Babitonga até a Ilha e oferece um espaço amplo, com piscina, restaurante e bar. O preço gira em torno de R$120,00 a ida e volta, além de city tour no destino. Vale muito a pena!

A beleza de São Francisco do Sul nos encantou tanto, que procuramos a cidade para fazer nossas fotos de Pre Wedding, e ficaram maravilhosas!!

Veja mais fotos de São Francisco do Sul:
https://www.flickr.com/photos/novocaroneiro/sets/72157655481188748

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Nossa, que bacana! Não conhecia essa cidade, e é muito linda mesmo. A arquitetura dos prédios e as ruelas são muito charmosas. Espero conseguir visitar no futuro :)

    ResponderExcluir
  2. Eu amei São Francisco. Tenho vergonha de dizer que fui só uma vez, mesmo sendo catarinense. É claro que quero voltar, pois é linda mesmo. E que foto legal esta do pré casamento!! Parabéns.

    ResponderExcluir