terça-feira, 7 de julho de 2015

Paris: Torre Eiffel

A Torre Eiffel simplesmente domina a paisagem de Paris. É impressionante como um ponto torna-se referência e acaba sendo procurado no horizonte ("Será que daqui dá pra ver a torre?"). E a geografia da cidade, plana, ajuda bastante neste quesito.


Como foi nossa primeira jornada pela Europa e, logicamente, em Paris, este foi o primeiro lugar da cidade que quisemos visitar. Sem falar francês, e com um inglês pra lá de básico, mas com o itinerário de trens da cidade e bastante disposição, deixamos nossas malas no hotel e prontamente fomos realizar um sonho: estar pertinho da Torre Eiffel.

Logo após a saída do metrô já ficávamos olhando para cima e para os lados, procurando pela estrutura de aço. Não demorou muito para a vermos... seguimos ligeirinho em sua direção, já na noite parisiense, e vários outros turistas faziam a mesma coisa. Vários, inclusive, nem deixaram as malas no hotel, mas as levaram junto até lá! A sensação de estar lá pela primeira vez foi ótima! A torre, toda iluminada, linda... e mais linda ainda fica em "horas cheias" (20h, 21h, 22h...) quando várias luzes branca ficam piscando, proporcionando um espetáculo ainda mais belo!

Ficamos por ali por mais de uma hora, procurando os melhores ângulos para fotos, e nos sentindo bem seguros, sem sentir qualquer risco de assalto. E esta foi apenas nossa primeira passagem pela Torre, que foi um fato bem corriqueiro.

A Torre Eiffel foi construída para a Expo Paris 1900 e ficaria ali apenas por alguns anos... mas sua beleza e utilização como ponto de afixação de antenas de comunicação convenceu os políticos da época de que ela seria útil em pé. E assim se manteve um dos pontos mais visitados do mundo.
Vista do alto da Torre

Localizada em posição estratégica, próxima a áreas comerciais, de museus e às margens do Rio Sena, torna-se bem comum passar por ali, em busca de outros locais de visitação. Por isso passamos por ela tantas vezes, sempre com a mesma admiração.
Vista a partir do alto da Catedral de Notre Dame

Estivemos na torre tomando nosso café da manhã, em um dos dias, depois de passar no supermercado e comprar sanduíchinhos, De outra feita paramos por ali para tomar uma champanhe francesa (chique no "úrtimo"), e ainda, quando planejamos subir até o topo, fomos surpreendidos por uma forte neblina, sendo que sequer enxergávamos o topo a partir do chão, e acabamos mudando os planos.

Não nos demos por vencidos e resolvemos subir no dia seguinte. Uma bela manhã de sol, porém de um frio de rachar! Nos obrigamos a comprar cachecóis novos naquele dia, pois realmente o vento estava cortante! A subida pode ser feita de algumas maneiras diferentes. Há a subida até o topo, realizada de elevador, com uma parada no segundo andar. Também é possível subir até o segundo andar, tanto de elevador como de escadas. Creio que Paris é uma das cidades onde mais se suba nos pontos turísticos, vide Arco do Triunfo, Sacre Coeur, Notre Dame...
Vista a partir do alto do Arco do Triunfo

Fizemos o pacote completo, ou seja, pegamos o elevador lotado e subimos até o topo! A vista é linda. Pudemos ver toda a cidade lá do alto. Cada detalhe. Mesmo passando muito frio, cada espaço era bem disputado pelos visitantes, que buscavam a melhor foto. Adoramos a subida. Lá no alto, onde já foi o apartamento do designer da torre, o senhor Gustave Eiffel, a ceca de 280 metros de altura, há até um bar, para quem deseja tomar uma espumante lá no alto.

Para as fotos da torre, recomendamos que sejam tiradas da Praça do Trocadero, do outro lado do Rio Sena, onde o enquadramento é bem melhor e mais fácil.

Site oficial / ingressos para a subida : http://www.toureiffel.paris/pt

Confira nossas fotos da Torre Eiffel, tiradas de vários ângulos:

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. OI, tudo bem?
    Ahh para né, Paris é um dos lugares que mais quero conhecer. Que sonho! Acho que o primeiro lugar que ia querer visitar seria a torre também. Que bom saber que se sentiram seguros. Aqui no Brasil, usam os pontos turísticos que atraem tanta gente para assaltar. Adorei saber um pouquinho da experiencia de vocês.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Paris é tudo, um dos lugares que estão no meu roteiro de viagem. Que linda a Torre, tenho muita vontade de tirar uma foto pertinho dela, rs
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Um dia ainda irei conhecer Paris e a Torre Eiffel. Se ao ver imagens já me encanto, acredito que pessoalmente o encantamento será ainda maior. Gostei de saber que é seguro com relação a assaltos.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Olha quando fui a Paris eu era muito pequena e não lembro de praticamente nada. O único lugar que ficou marcado pra mim pois morei na cidade por 2 anos...Foi Londres. Eu tenho vagas lembranças, mas gostaria de voltar para lembrar novamente dos lugares que passei, principalmente da escola onde estudei sabe? Eu quero ir para Paris e para muitos outros lugares que ainda não fui. Talvez ano que vem eu vá para California. Espero gostar de lá =D

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/reflexaocontos-22.html

    ResponderExcluir
  5. OMG que viagem mais linda, e as fotos então, uma mais perfeita que a outra. Imagino a sua felicidade em conhecê-la de pertinho. A noite deve ser ainda mais romântico. Beijos, Érika

    *www.queroseralice.com.br*

    ResponderExcluir
  6. Paris é realmente uma cidade encantadora, um sonho poder ir até essa cidade maravilhosa.

    ResponderExcluir