quinta-feira, 11 de junho de 2015

Paris: Sainte Chapelle

Localizada na Ile de la Cité, bem pertinho da Catedral de Notre Dame, está situada esta igreja que apresenta dos mais belos vitrais já vistos por nós. Construída ainda no século XIII, fazendo parte do Palácio Real, praticamente todo destruído, esta capela em estilo gótico fica localizada dentro do que é hoje o complexo do Palácio de Justiça da França.



A capela se apresenta em dois andares, sendo que o térreo era utilizado pelos plebeus e funcionários reais, enquanto o andar superior era destinado à realeza. Nem precisamos dizer quais dos dois andares é mais luxuoso. Conta a história que nesta capela ficaram guardadas algumas relíquias do cristianismo, como, por exemplo, a coroa de espinhos de Cristo e um pedaço da Santa Cruz (relíquias adquiridas com muito ouro pelo Rei Luis IX).

Os vitrais são lindíssimos. ainda mais se a visita for em um dia de sol, pois são extremamente coloridos. São também muito grandes, com vários metros de altura. Teve-se grande cuidado com eles durante as guerras mundias, épocas em que eles ficavam cobertos para não chamar a atenção e não serem destruídos.

Estes belíssimos vitrais, além de ostentar a pujança real, com sua beleza, tamanho e cores, tem a função de descrever a história bíblica, desde a criação, até a ressurreição de Jesus (não é muito fácil de ser interpretado assim, mas...)..

Por sua localização, no Palácio da Justiça, há um esquema de segurança bem rígido na entrada, sendo necessário a revista em bolsas e passar por equipamento de raio-x, o que causa certo tempo em fila. O ingresso custa em torno de 8,50 euros, e pela beleza do local, vale a pena.

Site oficial: http://sainte-chapelle.monuments-nationaux.fr/

Confira mais fotos da capela de Sainte Chapelle:

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário