terça-feira, 9 de junho de 2015

A comida francesa

A culinária francesa é reconhecida internacionalmente como uma das melhores do mundo. Normalmente temos a imagem de pratos muito requintados, com porções minúsculas em pratos bonitinhos. Bom, não foi exatamente assim que nós a conhecemos.

A baguete


De pão francês como nós conhecemos, tem muito pouco. Apenas o formato (apesar e mais comprida) e a cor. A baguete é um pão bem massudo, com a casca bem dura. É preciso mastigar muito bem este pão tipicamente francês. É um dos lanches mais comuns em Paris. Pelas ruas não é raro alguém andando enquanto come um sanduíche de baguete. Logo na nossa chegada pudemos desfrutar de uma iguaria parisiense, que se trata de uma baguete, com bastante cebola refogada e uma linguiça. Muito bom!

Os macarons

Trata-se de uma espécie de biscoito recheado. Só que não exatamente. Eles são coloridos, chamam a atenção mesmo. Há amarelos, verdes, cor de rosa, laranjados... o biscoito em si é bem fofinho, lembra um suspiro (só que não exatamente) e possui recheios dos mais variados, mas os mais comuns são de doce de leite. São bem gostosos, mas o preço normalmente não é dos mais baratos, pelo tamanho que tem.

Os hambúrgueres

Há alguns cafés e restaurantes que servem hambúrgueres que são obras de arte. Carne suculenta, batata frita de verdade, quentinha, crocante por fora e macia por dentro, acompanhado de salada... dá até uma fome!

As saladas
 

Se o hambúrguer apresenta, na maioria das vezes, uma salada acompanhando, as saladas são um caso à parte. Com certeza foram os pratos mais surpreendentes. Não são saladinhas, são pratos completos. Algumas saladas vinham com mais carne do que nos pratos principais. Verdade. Além de bastante nutritivas e lindas, são bem gostosas!

A comida mais tradicional (para nós)

Filé com fritas? Claro que tem. aliás, em Paris há uma diversidade de restaurantes internacionais, inclusive brasileiro (que por lá é internacional). Cachorro quente também é fácil de achar. Há muitas pizzarias e, claro, McDonald's, com precinho bem atrativo - lanches a partir de 1 euro.

Creme Brulée

Uma das sobremesas mas típicas da França e presente em praticamente todos os restaurantes, por sua simplicidade e por ser tão delicioso. É um creme feito com creme de leite, ovos e baunilha, e que leva uma crosta de açúcar queimado e durinho em sua cobertura. É muito bom. E normalmente bem barato!

Iogurte industrializado

Sim, até o iogurte da França é muito superior ao nosso. Aliás, creio que seja assim em toda a Europa. Os iogurtes são muito mais saborosos, mesmo sendo da mesma marca que os nossos. Aproveite para tomar alguns em seu hotel (afinal, mesmo não sendo muito barato, o café da manhã dos hotéis é bem completo, se comparado com as promoções encontradas na rua).

Culinária típica


Visitamos um restaurante especializado em pratos do sul da França, o Chez Papa. Nestes pratos os ingredientes predominantes são a carne de pato, a cebola e as batatas.Passamos em frente ao restaurante, olhamos o cardápio e não entendemos nada! Resolvemos entrar, mesmo assim, e tentar fazer o pedido. Acabamos sendo salvos por uma funcionária portuguesa que praticamente traduziu o cardápio pra nós, e explicou o que eram as iguarias! Já havíamos olhado o que as pessoas pediam, como eram os pratos (visualmente), e me interessei por um prato servido numa cumbuca que parecia um penico... o prato era uma "feijoada francesa", com feijão branco, carne de pato, couve... A Lis pediu uma salada, e veio uma salada turbinada com bastante carne, além de um pão temperado com queijo derretido. Tudo excelente! atendimento super simpático e vinho bom, também.

Estas são apenas algumas das delícias que provamos por lá! Não tenha medo de arriscar, afinal o tempero deles é bem gostoso!

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário