domingo, 26 de abril de 2015

MEGAPOST EUROPA III - Amsterdã - Chegada e primeiras impressões

Schiphol Airport

Depois de várias horas de viagem e uma conexão em Londres, finalmente chegávamos em Amsterdã! Um sonho que começava a se realizar: estávamos na Europa. Foi um momento de grande emoção. Mas logo na chegada passamos por um momento de tensão: a imigração. Fomos bem preparados, mas como era a primeira vez que passaríamos por ela (nas viagens que fizemos ao exterior, fomos apenas em cidades fronteiriças na América do Sul, sem qualquer burocracia), estávamos um pouco ansiosos. Pra este momento nos preparamos com tudo o que os sites diziam ser necessários:
- Passaportes
- Seguro de viagem internacional
- Reservas de hotel
- Passagens de retorno ao Brasil
- Euros (em dinheiro vivo, traveller card e cartões de crédito - estes últimos com faturas)
- Certificado internacional de vacinação contra a febre amarela
- Contracheque, comprovando vínculo empregatício no Brasil
- Comprovante de residência
Quando fomos chamados pelo funcionário da imigração holandesa tivemos um pouco de dificuldade no idioma (falou em inglês), mas como não temos cara de perigosos, ele apenas nos perguntou qual era o motivo da viagem e quantos dias ficaríamos. De documentação, solicitou somente o passaporte. Carimbou e nos desejou boa estadia na Holanda. Muito rápido, muito fácil!

Depois de pegarmos nossa mala na esteira, começamos a procurar o local onde pegaríamos o trem para o centro da cidade. Nisso, vimos que havia o famoso letreiro "I Amsterdam" do lado de fora... não perdemos a chance de fazer a famosa foto!!!
Curtindo o trem errado

Apesar das dificuldades com o idioma, nesse momento já nos divertíamos com a situação. Procuramos por alguns minutos e conseguimos comprar nossos tíquetes para o trem. Como não vimos placa indicativa, entramos no primeiro trem que passou. Sentamos, tiramos algumas fotos, até que o fiscal da linha pediu nossos bilhetes... fez uma cara feia e nos disse (em inglês também) que este era o trem errado, e que deveríamos descer na segunda estação adiante para pegar o trem certo... foi o que fizemos e deu tudo certo.

Com o segundo trem, chegamos à Centraal Station (Centraal com dois "as" mesmo), que é a estação central de trens, ônibus e bondes da cidade, e onde há um dos maiores estacionamentos de bicicletas do mundo - lá cabem cerca de 8 mil bikes! Daqui teríamos duas opções para chegar ao hotel: bonde ou táxi. Como estávamos chegando, meio perdidos ainda e bastante cansados da viagem, resolvemos pegar um táxi. Ficamos surpresos com os carros disponibilizados como táxi: havia Mercedes, Audis, BMWs... demais! Pegamos um Audi e fomos até nosso hotel, em Leidseplein: o Freeland Hotel. Escolhemos este hotel após analisar preço, avaliações e proximidade com o transporte público, havendo ponto de bonde (ou tram, como os holandeses chamam) há poucos metros. Nos apresentamos e, entendendo pouca coisa, pegamos as chaves (do quarto e da porta da frente do hotel, cuja recepção funcionaria até as 22h, depois era só usar a chave e entrar) e fomos ao quarto. O hotel é bem limpo, seguro. Ficamos no térreo e, mesmo assim, não fomos incomodados por barulho. O apartamento tinha televisão, calefação, ventilador, água quente para café ou chá (sachês na recepção), banheiro com água bem quente, cama confortável. A escolha pelo Freeland foi ótima, e recomendamos!

Apesar do cansaço, estávamos na Europa, e é claro que não ficamos no hotel nesse primeiro dia! Nos munimos com o mapa da cidade e fomos explorar. O clima não colaborava muito, mas estava dentro do esperado, depois de tantas leituras em blogs de viagens: frio e chuva. Saímos por perto do hotel, tiramos algumas fotos e depois nos deslocamos até o Van Gogh Museum. Mas isso é papo para outra postagem!
Cuma??!!

Posso dizer que as primeiras impressões foram ótimas! A cidade limpíssima, pessoas educadas. Primeiro mundo!

Mais sobre esta viagem à Europa:
MEGAPOST EUROPA I - O início
MEGAPOST EUROPA II - O trajeto de ida
MEGAPOST EUROPA IV - Amsterdã: fatos simples do cotidiano
MEGAPOST EUROPA V - Amsterdã - Van Gogh Museum
MEGAPOST EUROPA VI - Amsterdã - Casa de Anne Frank
MEGAPOST EUROPA VII - Amsterdã - Diversão para a galera
MEGAPOST EUROPA VIII - Zaanse Schans, Holanda
MEGAPOST EUROPA IX - Rotterdã, Holanda


Confira os álbuns de nossa à Europa (Amsterdam, Rotterdam, Zaanse Schans, Paris):


Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário