terça-feira, 21 de abril de 2015

MEGAPOST EUROPA I - O início

Visitamos a Europa!!! Pela primeira vez viajamos ao Velho Continente e foi, com certeza, nossa melhor viagem até hoje. Tudo muito intenso, muito bonito, muito diferente. As experiências foram enriquecedoras para nossa vida. Cultura nova, comidas novas, idioma diferente. Incrível.


Tudo começou em conversas durante as festas de fim de ano, que tivemos com minha irmã, que já planejava sua ida para Paris (ela irá em julho). Ela contou que estava querendo ir, falou sobre como estava procurando passagens e lugar para ficar. Aquela conversa ficou reverberando em nossa mente e, já nos dias seguintes, conversamos bastante sobre esta ideia de ir pra Europa. Resolvemos, sem grande pretensão, dar uma olhada nos preços de passagens... e percebemos não era nada tão absurdamente caro! Nos animamos e decidimos: iríamos atravessar o Atlântico.

Durante cerca de duas semanas passamos a pesquisar preços de passagens para diversos locais, como Roma, Lisboa, Bruxelas, Atenas... tudo seria novidade e muito proveitoso. Mas já que estávamos indo, decidimos conhecer dois locais que sonhávamos: Amsterdã e Paris. Quando dizemos conhecer, além de passar pelos pontos turísticos, queríamos viver a cidade, ver o que os locais faziam, ver a estrutura de cada cidade. Por estes motivos, seriam necessários alguns dias em cada ponto. Decidimos, então, ficar pelo menos 4 dias em Amsterdã e 6 em Paris.Não faríamos excursões por vários países, como a CVC, por exemplo, costuma fazer. Seria até legal colocar vários países na lista de lugares conhecidos, mas não era nosso propósito.

Nossa pesquisa por preços de passagens se deu em muitos sites, cotamos com agências de turismo, buscamos preços e recomendações de hotel... e decidimos: o preço e  experiência seria bem melhor se planejássemos tudo e reservássemos tudo por nós mesmos. O trabalho seria (e foi) bem maior, mas poderíamos fazer tudo a nosso tempo, sem programações mirabolantes da agência, e sem pagar mais por isso. Pesquisamos sobre o transporte público e as notícias eram sempre boas. Vimos que seria fácil ir aos pontos turísticos, fácil ir ao aeroporto e retornar ao hotel. Como vimos que era possível efetuar o planejamento por nossa conta, começamos a montar a viagem.

Buscamos recomendações de hotel no site Tripadvisor e reservamos através do Booking.com. Compramos as passagens aéreas diretamente no site da companhia Iberia (São Paulo x Amsterdã x Paris x São Paulo). O seguro viagem foi contratado no site da Mondial. Compramos alguns ingressos antecipados, também pela internet. Confirmamos as contratações e reservas por e-mail. Deu tudo certo.

Fomos com nosso roteiro também todo montado. Depois de ler muito sobre os locais, principalmente o Ducs Amsterdam e o Conexão Paris, decidimos onde iríamos em cada cidade. No Google Maps, buscamos as opções de transporte público até cada ponto (que linha de trem ou bonde, onde pegar, onde descer...) e tudo funcionou perfeitamente. Imprimimos o roteiro e ele foi pra mala, pra nossa maior aventura!

Como meu passaporte estava vencido e a Lis precisava tirar um também, corremos atrás deste super detalhe... e ele ficou pronto alguns dias antes da viagem. Fizemos algumas vacinas, pra garantir, passamos na casa de câmbio pra comprar euros... revisamos milhões de vezes se tudo o que a imigração poderia pedir estava na pasta de documentos e fomos.

Na verdade até o trajeto de ida foi uma mini saga. Atualmente moramos bem longe da rota de aeroportos mais baratos. Vivemos no norte do Rio Grande do Sul, a cerca de duas horas de Passo Fundo e de Chapecó. Fomos de carro daqui até Navegantes (onde moram os pais da Lis), passamos o carnaval por lá. Depois, na cidade vizinha Itajaí, pegamos um ônibus até São José dos Pinhais. Lá, pegamos um vôo até São Paulo para, finalmente, embarcar para a tão sonhada viagem.

Mais sobre esta viagem à Europa:
MEGAPOST EUROPA II - O trajeto de ida
MEGAPOST EUROPA III - Amsterdã, chegada e primeiras impressões
MEGAPOST EUROPA IV - Amsterdã: fatos simples do cotidiano
MEGAPOST EUROPA V - Amsterdã - Van Gogh Museum
MEGAPOST EUROPA VI - Amsterdã - Casa de Anne Frank
MEGAPOST EUROPA VII - Amsterdã - Diversão para a galera
MEGAPOST EUROPA VIII - Zaanse Schans, Holanda
MEGAPOST EUROPA IX - Rotterdã, Holanda


Confira os álbuns de nossa à Europa (Amsterdam, Rotterdam, Zaanse Schans, Paris):


Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário